Historial 1976-2013

O Centro Shotokai de Queluz iniciou a sua actividade desportiva a 5 de Janeiro de 1976, nos Bombeiros Voluntários de Queluz, com a secção de Karaté, mas já com Estatutos próprios, tendo na altura 383 alunos de várias graduações e idades.

Foi nessas instalações que se realizou o 1º Estágio de Karaté de Mestre Tetsuji Murakami em Portugal com a participação de 478 Karatecas e com a curiosidade de ter estado presente a 1ª Classe de Karaté Infantil que houve em Portugal e que pertencia ao nosso Clube.

No ano de 1978 saímos dos Bombeiros Voluntários de Queluz e instalámo-nos numa cave da Av. D. António Correia de Sá, 11-B, espaço este cedido gratuitamente durante 5 meses pela firma António Guerreiro Construções, Lda.

Foi neste espaço bastante reduzido que se deu início efectivamente ao que é hoje o Centro Shotokai de Queluz, com o arranque de outras actividades desportivas, nomeadamente Ginástica de Manutenção, Dança Jazz, Ballet, Judo em diferentes categorias e Yoga, para além da nossa actividade inicial, Karaté Infantil e Adultos

Dado a existência de um terreno ao lado da nossa sede, o qual havia sido doado à Câmara Municipal de Sintra, pelo Exmo. Sr. Visconde Almeida Garret, para que aí fosse feito um mercado Municipal, e tendo a C.M. Sintra decidido fazer o mesmo noutro local, o referido Senhor Visconde propôs-nos que pedíssemos à C.M. Sintra o direito de trespasse desse terreno para aí ser construída a nossa sede, dado o grande desenvolvimento que o Clube tinha atingido e as exíguas instalações que ocupava.

Por acordo com a C.M. Sintra, na altura presidida pelo Sr. Dr. Tavares de Carvalho, foi aprovada a nossa pretensão por todos os partidos que faziam parte da Câmara.

Nomeou-se uma Comissão Instaladora para acompanhar o andamento do Processo de construção o qual teve início em 1989.

Mediante o protocolo assinado entre a C.M. Sintra e o nosso Clube, aqui nos instalámos no edifício do Centro Desportivo Municipal, em 13 de Abril de 1991.

Na inauguração das nossas novas instalações estiveram presentes o Ministro da Educação Dr. Roberto Carneiro, o Presidente da C.M. Sintra Dr. Rui Silva, para além da Comissão Instaladora que funcionava como Direcção do nosso Clube e ainda vários alunos e seus familiares.

Com as nossas novas instalações, foi-nos permitido alargar substancialmente as nossas actividades a outras modalidades, sempre com o objectivo de melhor servir a população da nossa zona e muito em especial os mais jovens que tanto necessitavam de praticar desporto, é de referir que naquele tempo a importância da falha de infra-estruturas desportivas nas escolas era grande.

Seguindo esta orientação passamos a dar aulas gratuitas aos alunos das escolas do 1º e 2º ciclo n.º 1, 2 e 3 de Monte Abraão e às escolas do 1º e 2º ciclo de Massamá e 1 e 2 de Agualva-Cacém, Pendão e Barota, para além de se ter estabelecido um protocolo com a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Fé, Monte Abraão, onde se desloca um dos nossos professores de ginástica para dar aulas gratuitas à 3ª Idade.

Entretanto, e como atrás referimos, surgiram as modalidades de Aeróbica, Aikido, Badminton, Capoeira, Educação Física, Mini-Trampolim, Musculação, Natação, Hidroginástica e Step e mais tarde Tiro com Arco, Kickboxing, Tai Chi Chuan, Ginástica Localizada e Futsal

Do ponto de vista de organização, fizemos uma alteração aos nossos Estatutos, publicada no Diário da República de 30 de Setembro de 1998, simplificando os antigos Estatutos e passando toda a parte burocrática para os Regulamentos Internos então criados. Presentemente já temos o Estatuto de Utilidade Pública.

No que diz respeito à manutenção do edifício, colocámos novo piso no ginásio, alterámos todo o sistema eléctrico de modo a sermos independentes de todo o resto do edifício. Está também programada a instalação de um sistema de sauna, já prevista desde o início da construção.

Podemos sem dúvida estar orgulhosos de até esta data, sermos um Clube da zona que no ponto de vista competitivo possuímos equipas que nos representam a nível de Futsal, Judo, Karaté, Kickboxing, Ginástica e Dança e a nível nacional já tivemos equipas em competição como o Tiro com Arco e o Badminton.

Neste momento a nível de recursos humanos existem 5 funcionários a trabalhar no nosso Clube, o que permite o seu funcionamento permanente das 9h00 às 23h todos os dias, para cobrir as necessidades dos nossos associados / praticantes que já atingiram o bonito número de 1200.

É este o Clube que temos ao fim de 32 anos de trabalho para que seja uma imagem de passado empreendedor e de um presente e futuro em prol do desporto saudável e ao alcance de todos. Só desejamos que as gerações vindouras continuem com o mesmo empenho a desenvolver o Clube para o bem da nossa Freguesia, da nossa Cidade e do nosso Concelho.

SÓCIOS FUNDADORES
José Augusto dos Santos Silva
Abel Jorge Guerreiro Gomes da Cruz
Isabel Maria Fernandes Marques de Figueiredo
Joaquim Augusto da Costa Santos
Mariana Alberto Almeida

SÓCIOS HONORÁRIOS
Eng.º Roberto Carneiro
Célio Almeida Toste
Câmara Municipal de Sintra

Junta de Freguesia de Massamá

Junta de Freguesia de Monte Abraão

Junta de Freguesia de Queluz