Ballet

 

O BALLET é uma disciplina, ensinada da mesma maneira no mundo inteiro. É baseada em dois grandes princípios:

O en dehors, quer dizer que as pernas e os pés devem estar voltados para o exterior; as “cinco posições”, que começam e terminam os passos

Estes dois princípios estão estabelecidos desde a criação da Academia Real de Dança, fundada por Luís XIV.    
 
Nas tradições dos bailados reais procuram-se essencialmente os movimentos e os passos graciosos, nobres e elegantes. O corpo deve de igual modo responder a esta estética: porte de cabeça harmonioso, pescoço comprido, figura esguia e boas proporções.
 
O bailado conta uma história com personagens trajadas para o efeito. Tutu e sapatilhas de pontas são os atributos característicos da bailarina clássica.
 

Ballet infantil, geralmente, as crianças não têm consciência do que é fisicamente correcto ou incorrecto, e por isso, as primeiras aulas de ballet são compostas por diversos jogos e exercícios simples como correr, saltar, andar… Nos primeiros anos, gosto que os alunos conheçam o seu corpo e as capacidades físico-motoras.

 
Ballet juvenil, o aluno já tem alguns conhecimentos anatómicos, escutar o professor, compreender o raciocínio, a lógica e a finalidade do movimento para se “auto-corrigir”. Só assim aprendizagem e evolução serão contínuas.
 
Nota: O aluno deverá apresentar-se pontual, cuidado, estar atento às indicações do professor e limitar-se ao seu espaço, respeitando o dos colegas. O aluno deve trazer vestido algo que permita o professor ver o trabalho muscular do seu corpo e o cabelo deve ser bem apanhado para evitar distracções. Pode ser preso com ganchos, elásticos, sendo de preferência que a criança se habitue desde cedo ao penteado tradicional do ballet clássico – o coque – que é apanhado com uma rede e ganchos.

Estas ideias são fundamentais pois ajuda no rigor, precisão e cuidado na disciplina da criança.

Professora Liliana Almeida